acm logo

Instituição

História

ACM – Associação Cristã de Moços é uma instituição mundial, presente em mais de 120 países, desde 1844, totalizando mais de 14 mil sedes e 45 milhões de associados. Esses números, apesar de darem a dimensão da grandiosidade da instituição, não são suficientes para representar o que é o movimento acemista em todo o mundo. Para isso, é preciso conhecer o ideal que rege o trabalho de voluntários e profissionais da ACM desde a sua fundação até os dias atuais.

Sua história tem início em Londres, na Inglaterra do século XVIII, onde ocorria um processo de industrialização e de mudanças tecnológicas, a chamada Revolução Industrial. Com o crescimento das indústrias, a classe burguesa passa a lutar por uma economia livre e sem a interferência do Estado, ou seja, por um liberalismo econômico. Esse pensamento liberal favoreceu as classes mais altas e proprietários das indústrias que enriqueciam através do trabalho das pessoas da classe mais pobre. Com este cenário, surgiram problemas sociais tais como o aumento da população e das jornadas de trabalho nas fábricas.

Em meio a esta conturbada situação, aos 20 anos, o inglês George Willians chega à Londres e se depara com uma realidade dura, de pessoas vindas do campo para a cidade em busca de emprego e sem opções de ter uma vida de qualidade. A partir de então, ele decide fazer algo que possibilitasse a essas pessoas melhores condições de vida.

Inicialmente, com a paz interior, reforçou a fé através da leitura de passagens bíblicas. Depois, sem abandonar o aspecto espiritual, vieram as atividades físicas. Assim nasceu a Associação Cristã de Moços (ACM), para unir os cuidados da alma, do corpo e da observância aos ditames morais e à filosofia Cristã. E até hoje a ACM se mantém fiel a estes preceitos para levar aos associados: saúde, ética e princípios.

Hoje, aos 160 anos de atividades em todo o mundo, o ideal e a missão da Instituição não mudaram. As grandes transformações do mundo moderno não modificaram as bases fundamentais do trabalho da ACM.

Em 04 de julho de 1893 a Associação chega ao Brasil e encontra força para o crescimento e desenvolvimento dos ideais acemistas, tendo sua primeira instalação fundada no estado do Rio de Janeiro por Myron Clark e, logo depois, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Brasília.

No Distrito Federal a ACM foi fundada em 1965, logo depois da inauguração da nova capital, com uma sede provisória no Setor Comercial Sul. A Associação desenvolveu as atividades em espaços alugados ou cedidos e construiu sua sede, inaugurada em 1975, e desde então vem prestando relevantes serviços à comunidade de Brasília. Com uma programação inovadora que oferece atividades para todas as idades, a ACM torna-se cada dia mais referência de esporte, cultura e lazer.

Na sede esportiva da ACM, situada na L2 Sul Quadra 608 são oferecidas atividades como: Basquetebol, Voleibol, Futsal, Natação, Musculação e Condicionamento físico, Danças, Judô, Capoeira, Karatê, Boxe, Ginástica (YFitness, Kangoo Jump, TRX), Alongamento, YCycling, Hidrobike, Hidroginástica, Hidroterapia, Pilates e outras. Além disso, programas socioculturais como confraternizações, passeios e excursões acontecem regularmente.

Toda a programação é desenvolvida especialmente para cada faixa etária, com atividades para crianças, jovens, adultos e terceira idade.

Nossa estrutura conta com 1 ginásio de esportes e um Centro de lutas e Box Funcional, amplas salas de ginástica e musculação, 3 piscinas semi olímpicas, sendo 2 aquecidas e 1 em temperatura ambiente, salas para acompanhamento escolar e 1 brinquedoteca. Tudo isso faz parte das instalações que proporcionam as melhores condições para a prática dos mais diversos esportes e exercícios físicos.

Equipamentos modernos, acompanhamento de monitores especializados, avaliação física e nutricional, garantem aos nossos alunos toda a segurança necessária para o bom desempenho nas atividades.

Os recursos captados através das atividades possuem destino certo e nobre. Descontado o custeio da instituição, os recursos restantes têm dois destinos: investimento em melhorias físicas e em equipamentos e o Programa de Desenvolvimento Social. Este último atua no trabalho socioeducativo, em atividades com fortalecimento de vínculos, reforço alimentar e inclusão digital junto a comunidades fragilizadas, e oferece a crianças, jovens, adultos e idosos atividades que minimizem situações de risco social e possibilitem pleno desenvolvimento físico, moral e intelectual.

Contribuições da ACM no Esporte:

  • Em 1891, o professor James Naismith, instrutor da YMCA Springfield College, inventou o Basquetebol para ser praticado como esporte de inverno.
  • Em 1895, William Morgan, diretor do Departamento de Educação Física da YMCA Holyoke, Massachussetts, cria o Voleibol.
  • Em 1930, o diretor da Seção de Educação Física Infantil da ACM de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani, cria o Futebol de Salão, motivado pela Copa do Mundo de Futebol ganha pelo Uruguai, sendo concebido para ser praticado em ambiente fechado durante o ano todo.

Curiosidades

A ACM é pioneira nos acampamentos com finalidades educativas, sendo organizado pela primeira vez por Peter Haerem, dirigente da ACM da Noruega, no ano de 1866. Na América Latina, o primeiro acampamento foi organizado pela ACM de Buenos Aires, em 1903. Em 1891, o professor James Naismith, instrutor da YMCA Springfield College, inventou o Basquetebol para ser praticado como esporte de inverno. No ano de 1892, Naismith publica pela primeira vez as regras oficiais do esporte que passou, no ano de 1936, a ser modalidade olímpica. Ainda em 1891, o professor da YMCA Springfield College, Luther H. Gullick, responsável por uma série de transformações na área do esporte e do condicionamento físico, propõe o símbolo do Triângulo Vermelho.

O triângulo simboliza três importantes elementos do ser humano: alma, corpo e mente. A ação da ACM está voltada fundamentalmente para estes três elementos. Em 1895, William Morgan, diretor do Departamento de Educação Física da YMCA Holyoke, Massachussetts, cria o Voleibol, que teve o objetivo inicial de servir de exercício recreativo para desportistas. O Voleibol tornou-se esporte olímpico no ano de 1964. Em 1901, Henri Dunant, um dos fundadores da ACM, recebe o primeiro Prêmio Nobel da Paz, pela fundamental importância na criação da Cruz Vermelha Internacional, na Convenção de Genebra, em 1864. Dunant foi dirigente da ACM de Genebra e teve grande participação na elaboração da Base de Paris. A ACM também teve participação importante na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Logo após a deflagração dos combates, a ACM mobilizou seus voluntários em todo o mundo. As ações incluíram arrecadação de fundos de guerra, distribuição de alimentos para populações atingidas e trabalhos de recreação e lazer com prisioneiro.

Só nas ACM dos Estados Unidos, foram arrecadados mais de 5 milhões de dólares em fundo de guerra. Estima-se que o trabalho da ACM tenha atingido mais de seis milhões de pessoas na Europa, Ásia e África. Durante o período das duas grandes guerras mundiais, cerca de mil veículos “Carros de Chá”, circularam pela Europa auxiliando populações atingidas pelas guerras. Em 1930, o diretor da Seção de Educação Física Infantil da ACM de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani, cria o Futebol de Salão, motivado pela Copa do Mundo de Futebol ganha pelo Uruguai, sendo concebido para ser praticado em ambiente fechado durante o ano todo. Em 1933, por solicitação do Instituto Técnico da Confederação Latino-Americana das ACM, foram publicadas as primeiras regras do novo esporte. Em 1946, em homenagem ao trabalho desenvolvido pela ACM no período de guerras, John R. Mott, líder acemista, recebe o Prêmio Nobel da Paz.

Certificações

  • Aliança Mundial das ACMs;
  • Aliança Latino-Americana e do Caribe de ACMs;
  • Federação Brasileira das ACMs;
  • Declarada de Utilidade Pública Federal;
  • Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social;
  • Registro no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal;
  • Registro no Conselho de Assistência Social do Distrito Federal.

Academia

Na sede esportiva da ACM/YMCA, situada na L2 Sul, quadra 608, são oferecidas atividades como: basquetebol, voleibol, futsal, natação, musculação, condicionamento físico, dança, lutas, ginásticas, alongamento, Ycycling, hidrobike, hidroginástica, hidroterapia, pilates e outras.

Toda a programação é desenvolvida especialmente para cada faixa etária, com atividades para crianças, jovens, adultos e melhor idade.

Nossa estrutura conta com 1 ginásio de esportes, um Centro de lutas e Box Funcional, amplas salas de ginástica e musculação, 2 piscinas semiolímpicas, salinizadas e  aquecidas e uma brinquedoteca. Tudo isso faz parte das instalações que proporcionam as melhores condições para a prática dos mais diversos esportes e exercícios físicos.

 Equipamentos modernos, acompanhamento de profissionais especializados, avaliação física e nutricional, garantem aos nossos alunos toda a segurança necessária para o bom desempenho nas atividades.

Contribuições da ACM/YMCA no Esporte:

  • Em 1891, o professor James Naismith, instrutor da YMCA Springfield College, inventou o Basquetebol para ser praticado como esporte de inverno.
  • Em 1895, William Morgan, diretor do Departamento de Educação Física da YMCA Holyoke, Massachussetts, cria o Voleibol.
  • Em 1930, o diretor da Seção de Educação Física Infantil da ACM/YMCA de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani, cria o Futebol de Salão, motivado pela Copa do Mundo de Futebol ganha pelo Uruguai, sendo concebido para ser praticado em ambiente fechado durante o ano todo.